Vasectomia




Os espermatozoides, as células reprodutoras masculinas, são produzidos nos testículos, armazenados e amadurecidos nos epidídimos (estruturas anexas aos testículos) e conduzidos até a uretra (canal de emissão da urina e sêmen) pelos condutos deferentes, compridos tubos que nascem nos epidídimos, e que terminam na uretra.

A vasectomia consiste em uma cirurgia que através de duas pequenas incisões no escroto, sob anestesia local, isola e amarra os condutos deferentes, impedindo-se a condução dos espermatozóides.

Quando os condutos que transportam os espermatozóides são interrompidos, estes não chegarão à uretra e o esperma ejaculado não conterá as células reprodutoras masculinas. Os espermatozóides continuarão sendo normalmente produzidos pelos testículos, não tendo como passar, são absorvidos ou destruídos pelo organismo.

A ejaculação permanece igual, também não havendo mudanças na sensação do orgasmo ou no apetite sexual. O fluido ejaculado será desprovido de espermatozoides, mas continuará contendo as secreções das vesículas seminais, próstata e uretra, razão pela qual nem o homem nem sua parceira notarão qualquer diferença.

Não causa qualquer alteração na função erétil (potência sexual) ou no tempo para se atingir o orgasmo, pois a cirurgia não aborda nenhuma estrutura responsável por ereção peniana ou ejaculação.

Os candidatos à vasectomia deverão preencher alguns requisitos:

- união estável,

- mais de 35 anos de idade e,

- com pelo menos dois filhos com mais de um ano de idade.

A vasectomia não impede que o homem contraia DSTs.

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem abaixo incorporada