A Pílula

A Pílula
A pílula, aquele comprimido mágico que muitas mulheres tomam dia após dia, como método de contracepção.


  • O que é a pílula?

pílula, fármaco existente desde 1955, é um método contraceptivo que, através da sua toma diária impede a mulher de engravidar  tendo uma vida sexual ativa.

Estes comprimidos são compostos por estrogênio e progestágeno  – hormônios sintéticos, parecidos com os que a mulher produz nos ovários.

Estes hormônios têm como missão parar a produção hormonal no seu estado regular, impossibilitando a liberação mensal do óvulo. Assim, sem a existência de óvulo não ocorre o processo de fecundação.

Existem dois tipos de pílula, as pílulas de tipo combinado – COC,compostas por estrogênio e progestágeno; e as pílulas POC, constituídos unicamente por progestágeno.

  • Tomar a pílula:

A pílula é tomada diariamente, de preferência no mesmo período horário. Cada embalagem contém 21 comprimidos, assinalados por dias, que duram para 21 dias seguidos.

Seguem-se 7 dias de descanso, onde ocorre a menstruação, e apesar de a mulher não estar tomando a pilula ela nao correrá o risco de engravidar.

Passadas as 4 semanas, todo o processo se inicia novamente: o começo de uma nova cartela que dura 3 semanas, para se seguir a semana da menstruação.


  • Esquecer-se de tomar a pílula:

A pílula tem de ser tomada, obrigatoriamente, todos os dias mas por vezes acontecem esquecimentos.
Assim que se recordar que ainda não tomou a pílula,tome-a de imediato desde que não tenham passado mais de 12 horas.
Se passaram mais de 12 horas da hora habitual em que toma a pílula, a segurança da pílula está comprometida. Não tome esse comprimido, mas continue com os outros nos dias seguintes. Nestas situações é aconselhável utilizar outro método contraceptivo em simultâneo, como o preservativo, pelo menos nos próximos 7 dias.

Se o esquecimento exceder mais de dois comprimidos o melhor é parar a toma daquela embalagem e utilizar outra contracepção até ao dia de chegar a menstruação. Nesse mesmo dia, comece então uma embalagem nova de modo a regular a situação.


  • Vômitos ou Diarreia?

Episódios de vômitos ou diarreia podem expelir a pílula tomada, perdendo assim o seu efeito contraceptivo. 
Se teve algum destes sintomas mas já passaram mais de 3 horas desde que tomou a pílula não há qualquer tipo de problema, ela já está assegurada no organismo.
Se ainda não passou esse tempo, basta tomar outro comprimido (de preferência de uma outra embalagem suplente para não haver hipótese de confusão nos dias), e continuar nos dias seguintes com o processo habitual.


  • Obs:

Durante os primeiros meses da tomada da pílula é normal ocorrerem pequenas hemorragias, fora da semana da menstruação. São normais e não são motivo de alarme, o importante é não parar a embalagem até que esta termine.

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem abaixo incorporada